ESCOLA
MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO
MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO
ENILZA ROCHA
PROFESSORA
EUMA SENA
A
Aula Viva como estratégia de Ensino/Aprendizagem.
"E aprendi que se
depende sempre
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas
E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar..."
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas
E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar..."
Gonzaginha
Este
relatório é resultado da viagem de estudos realizada a cidade de
Ibipeba no povoado de Mirorós no dia 27 de abril de 2012, atividade
integrante da disciplina de Geografia, História, Arte e Ed. Física,
organizada e orientada pelos Professores Cristiano Rocha, Euma Sena,
Lidia e Marizete Macedo, Coordenada pela professora Enilza Machado.
A
Aula Viva teve como objetivo Compreender os fatores que causam uma
devastação e degradação da barragem de Mirorós como a utilização
dos recursos hídricos.
Para
uma melhor organização da aula e aproveitamento das atividades em
campo
foi montado um roteiro. Neste roteiro continha os objetivo da
aula, os
horários de visita em cada local da Barragem e os pontos
das paradas técnicas. A Aula Viva realizada na Barragem Manoel
Novais (Mirorós) contou com o apoio da CODEVASF na pessoa do Sr.
Isaías funcionário da mesma, para coordenar
a aula.
Os pontos
para paradas técnicas foram escolhidos previamente pelos
professores
e coordenadores. O critério de escolha para cada parada
foi o grau de relevância dos
lugares para a observação e análise
das questões colocadas em debate pelos
professores e alunos em sala
de aula.
Os alunos e professores utilizaram como material de apoio
maquinas fotográficas, UCA, caneta e papel.
(FOTO 1)
O percurso teve início quando saímos da areá da CODEVASF e fomos a primeira parada (ver foto 1) /Sr. Isaías fala de forma emocionada como aconteceu a suspensão da aguá para os irrigantes. Em seguida seguimos direto para a Barragem. (ver fotos 2,3,4,5,6,7,8). Demos aquela parada para o lanche-almoço pois nossos alunos estavam tão radiante e entretidos pelas informações obtidas que esquecemos de lanchar e mesmo debaixo de um sol escaldante nem mesmo a aguá foi lembrada pelos nossos alunos, a fome que tinham era de informações, fotos, vídeos. Ver (fotos 9,10,11,12,13) parada para almoço. Descansamos um pouco enquanto a turma se divertia em um pequeno córrego ainda restante a beira da Barragem, em seguida voltamos a CODEVASF e fomos direto visitar um irrigante, (fotos 14,15,16,17,18)
O percurso teve início quando saímos da areá da CODEVASF e fomos a primeira parada (ver foto 1) /Sr. Isaías fala de forma emocionada como aconteceu a suspensão da aguá para os irrigantes. Em seguida seguimos direto para a Barragem. (ver fotos 2,3,4,5,6,7,8). Demos aquela parada para o lanche-almoço pois nossos alunos estavam tão radiante e entretidos pelas informações obtidas que esquecemos de lanchar e mesmo debaixo de um sol escaldante nem mesmo a aguá foi lembrada pelos nossos alunos, a fome que tinham era de informações, fotos, vídeos. Ver (fotos 9,10,11,12,13) parada para almoço. Descansamos um pouco enquanto a turma se divertia em um pequeno córrego ainda restante a beira da Barragem, em seguida voltamos a CODEVASF e fomos direto visitar um irrigante, (fotos 14,15,16,17,18)
Um
pouco da Barragem Manoel Novais.
O
Complexo Mirorós, localizado às margens do rio Verde, afluente do
rio São Francisco, completa 20 anos. Idealizado por Turíbio Santos,
político influente da região, e pelo deputado federal Manoel
Novaes, o Complexo é constituído pela Barragem, com capacidade para
acumular 158 milhões de metros cúbicos, pelo Projeto de Irrigação
de Mirorós, com aproximadamente 3.300 hectares e pela Adutora do
Feijão, com mais de 250 quilômetros de extensão atendendo a várias
sedes Municipais, uma centena de localidades e uma população de
mais de 250 mil habitantes, situada na Microrregião de Irecê –
Bahia. O Complexo gerou grandes transformações
socioeconômicas na região de influência, representando mais uma
alternativa de geração de emprego, renda e desenvolvimento.
A
falta de água atinge o distrito irrigado de Mirorós há cerca de 3
anos, mas agora em 2012 a situação piorou e tem tirado o sono dos
produtores locais devido aos prejuízos causados. No último dia 1º
de abril, quando as comportas da Barragem de Mirorós foram fechadas
para o perímetro irrigado, uma perda de 70% da produção foi
registrada. No local, o cultivo da banana é a principal atividade
econômica, que é explorado por cerca de 200 pequenos produtores que
sobrevivem da lavoura. É bom lembrar que “hoje os
produtores estão utilizando água de poços coletivos para irrigar
suas plantações, mas estes poços não atendem à demanda e só
conseguem irrigar cerca de 30% da área plantada em torno de
1.580 hectares”.
http://www.codevasf.gov.br/noticias/2004/20040805_02
O valor da aula viva, no campo de pesquisa, aguça o olhar do estudante, provocando interesse em questionar e buscar informações complementares a respeito do assunto em foco
ResponderExcluirBom relato, Euma, parabéns... me diz uma coisa o que foi trabalhado em sala de aula com os alunos antes e depois da visita? Alguma discussão, reflexão, produção de material escrito, video, entrevista,... ainda faltam colocar algumas fotos, né? Bem, parabéns.
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