quarta-feira, 23 de maio de 2012

ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO ENILZA ROCHA
PROFESSORA EUMA SENA




OBJETIVO

  •  Vivenciar a queimada enquanto categoria dos jogos e brincadeiras populares
  •  Reconhecer o jogo do queimado como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade, companheirismo e cooperação, por meio das regras e da criação de estratégias durante o jogo.
  •  Conhecer novas possibilidades de brincar com o mesmo jogo, e ampliando a capacidade criativa de interpretação no jogo.

CONTEUDO

  •  Queimada ou Baleado

DESENVOLVIMENTO

Para jogar a queimada você precisa dividir duas equipes com mesmo número de pessoas. Traça-se dois campos, ficando cada equipe com em lado do campo. A linha de fundo de cada lado é chamado de cemitério ou poço. O objetivo é jogar a bola nos adversário para queimá-los (acertar um arremesso no adversário sem que ele segure a bola), até todos os integrantes do time adversário estarem no cemitério. A equipe que conseguir isso primeiro vence. É importante saber que a pessoa que for queimada e estiver no cemitério pode pegar a bola quando ela passar para a área do cemitério, e queimar uma pessoa do outro time, com isso, ela retorna ao seu campo.
Queimada de quatro lados. A dinâmica do jogo é bem parecida com a primeira atividade, a queimada normal. As pessoas que estarão no cemitério ou fosso poderão circular em torno do campo do adversário e queimar normalmente os seus adversários.

 Avaliação MATUTINA

Avaliar com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como:
Reconhecem a queimada enquanto categoria dos jogos populares? Qual equipe melhor desenvolveu o jogo? Por quê? É necessário estratégia para jogar a queimada?
O professor deverá em uma conversa ao final da aula discutir se questões como respeito, amizade, companheirismo e cooperação foram aplicados no jogo, e se realmente foram importantes no seu desenvolvimento, de modo a gerar planejamento para as estratégias do jogo.

 Avaliação VESPERTINA

A avaliação desta aula será a partir das propostas apresentadas pelos alunos durante as atividades. O Professor avaliará se a turma soube aproveitar a oportunidade de criticar as atividades; propor alternativas e valorizar o conjunto dos alunos na participação dos jogos.

O uso com o UCA

Os alunos terão que descobrir outras formas de se jogar o baleado pesquisando no UCA. sera divido em 4 grupos e cada grupo terá que explicar as formas diferentes que encontraram e socializar para toda sala. SERÁ SUGERIDO ALGUNS SITES E REISTRAR NO CADERNO.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15447

3 comentários:

  1. Euma vc ja chegou a jogar queimada com os meninos? Como foi. Da última vez que estive aí eles estavam fazendo uma atividade escrita sobre as regras do jogo...

    ResponderExcluir
  2. Já jogamos sim Raquel. Pedi que eles fizessem esta pesquisa no UCA para ver que não só tem uma forma de jogar existe vários tipos de queimada. E foi decepcionante meu objetivo não foi alcançado ontem. Hoje mudei minha estrategia mas o objetivo ainda não foi alcançado.
    Para as turmas de ontem e hoje vou repetir a atividade e vou pedir a ajuda de Sule e Salete para que observem e possam me dar sugestões.
    Euma Sena

    ResponderExcluir
  3. Como vc fez a proposta da pesquisa? Foi em que turmas? Euma, posso estar enganada, mas acho que os alunos não apresentam essa cultura da busca de determinada informação na internet sem que o professor diga exatamente em que site, o que ler, como proceder. E aí não é pesquisa, é repetição, algo que eles já se familiarizam mais mas ainda assim, complicado para o perfil de algumas turmas que visitei. Pesquisa envolve saber o que está buscando, saber realizar a busca na internet, saber ler, compreender, selecionar a informação que deseja. E depois saber sistematizar, comparar as diversas formas da brincadeira. Me parece que a tua proposta foi mais voltada para a segunda forma, que está mais de acordo com o que consideramos adequado à aprendizagem com tecnologias. Mas também requer bem mais do aluno e do professor, e diante do perfil dos alunos da escola, sei que não haverão resultados positivos nas primeiras vezes com esse tipo de proposta. Talvez vc só consiga que eles cheguem ao produto, que é comparar as diversas formas da brincadeira depois de muitas aulas tentando, lendo junto com eles, mostrando como se pode encontrar as informações, incentivando que eles realmente leiam o material... pesquisar não é tarefa muito simples e educar de verdade também não, rsrsrsrs... mas parabéns por ter compreendido que o caminho é por aí e não fique desestimulada, continue assim.

    ResponderExcluir