quarta-feira, 25 de abril de 2012

A DANÇA COM O UCA


ESCOA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO ENILZA ROCHA
PROFESSORA EUMA SENA


"Ninguém pode ensinar verdadeiramente se não ensina alguma coisa que seja verdadeira ou válida a seus próprios olhos. Esta noção de valor intrínseco da coisa ensinada, tão difícil de definir e de justificar quanto de refutar ou rejeitar, está no próprio centro daquilo que constitui a especificidade da intenção docente como projeto de comunicação formadora”
(FORQUIN, 1993).



A dança é uma expressão corporal repleta de movimentos e ritmos que exprimem as emoções e sentimentos humanos presentes no nosso dia a dia. Desenvolve a integração entre grupos de pessoas, proporcionando-lhes uma vivência afetiva e solidária. Apesar da dança não se configurar como um eixo temático trabalhado nas escolas pelos professores de Educação Física, percebe-se que se trata de uma manifestação corporal praticada por muitas pessoas, seja em grupo ou individualmente, e até como forma de lazer.
E para aguçar os ânimos de nossos alunos eu e os professores Cristiano Rocha e a professora Marizete Macedo, fizemos um outro sub projeto do "A Duque no Centenário de Luiz Gonzaga" intitulado " Forró do Baião é na Duque" uns dos objetivo do projeto é :

  • Conhecer o corpo em seu aspecto físico, cognitivo e afetivo, em suas múltiplas determinações econômicas, culturais e sociais;
  • Perceber as diversas possibilidades de relações sociais consigo e com os outros, por meio do diálogo e das interações corporais nas atividades de grupo, jogos, expressões, etc;
  • Avaliar as limitações corporais, mediante as diversas possibilidades de movimentação, e as alterações que a atividade física exerce sobre o corpo;
  • Perceber o corpo como linguagem e expressão, construído no processo histórico social;
  • Desenvolver e avaliar a complexidade dos movimentos e a intensidade da atividade física solicitada pela dança, ginástica, capoeira, luta, esporte, e outros temas da cultura corporal, bem como a resposta do corpo a esse trabalho;
  • Considerar as diferenças de identidades (etnias, gêneros, grupos com necessidades especiais, habilidades, classes sociais, etc) que podem determinar diferentes interações;
Com o uso do UCA os alunos irão pesquisar a história, a raiz de cada dança e ver algumas coreografia das musicas do Rei do Baião e ver a que mais se adequá a sua turma.
Através das musicas de Luiz Gonzaga representa idéias, tramas e interpreta personagens por meio da expressão corporal executada de maneira rítmica ao som de música. A sequência dos movimentos é definida pelo dançarino criando uma determinada peça de acordo com sua interpretação no texto ou na música executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário