ESCOA
MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO
MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO
ENILZA ROCHA
PROFESSORA
EUMA SENA
"Ninguém pode
ensinar verdadeiramente se não ensina alguma coisa que seja
verdadeira ou válida a seus próprios olhos. Esta noção de valor
intrínseco da coisa ensinada, tão difícil de definir e de
justificar quanto de refutar ou rejeitar, está no próprio centro
daquilo que constitui a especificidade da intenção docente como
projeto de comunicação formadora”
(FORQUIN, 1993).
A dança é uma expressão
corporal repleta de movimentos e ritmos que exprimem as emoções e
sentimentos humanos presentes no nosso dia a dia. Desenvolve a
integração entre grupos de pessoas, proporcionando-lhes uma
vivência afetiva e solidária. Apesar da dança não se configurar
como um eixo temático trabalhado nas escolas pelos professores de
Educação Física, percebe-se que se trata de uma manifestação
corporal praticada por muitas pessoas, seja em grupo ou
individualmente, e até como forma de lazer.
E para aguçar os ânimos
de nossos alunos eu e os professores Cristiano Rocha e a professora
Marizete Macedo, fizemos um outro sub projeto do "A Duque no
Centenário de Luiz Gonzaga" intitulado " Forró do Baião
é na Duque" uns dos objetivo
do projeto é :
- Conhecer o corpo em seu aspecto físico, cognitivo e afetivo, em suas múltiplas determinações econômicas, culturais e sociais;
- Perceber as diversas possibilidades de relações sociais consigo e com os outros, por meio do diálogo e das interações corporais nas atividades de grupo, jogos, expressões, etc;
- Avaliar as limitações corporais, mediante as diversas possibilidades de movimentação, e as alterações que a atividade física exerce sobre o corpo;
- Perceber o corpo como linguagem e expressão, construído no processo histórico social;
- Desenvolver e avaliar a complexidade dos movimentos e a intensidade da atividade física solicitada pela dança, ginástica, capoeira, luta, esporte, e outros temas da cultura corporal, bem como a resposta do corpo a esse trabalho;
- Considerar as diferenças de identidades (etnias, gêneros, grupos com necessidades especiais, habilidades, classes sociais, etc) que podem determinar diferentes interações;
Com o uso do UCA os alunos irão
pesquisar a história, a raiz de cada dança e ver algumas
coreografia das musicas do Rei do Baião e ver a que mais se adequá
a sua turma.
Através das musicas de Luiz Gonzaga
representa idéias, tramas e interpreta personagens por meio da
expressão corporal executada de maneira rítmica ao som de música.
A sequência dos movimentos é definida pelo dançarino criando uma
determinada peça de acordo com sua interpretação no texto ou na
música executada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário