quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESCOA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO ENILZA ROCHA
PROFESSORA EUMA SENA


A grande vantagem do ser humano nascer sem saber nada , é que ele pode aprender tudo.
(Içami Tiba)



PLANEJAMENTO DE Ed. FÍSICA

OBJETIVO

- Levar as crianças a construírem noções de quantidade, numeral, contar, comparar quantidades.
- Instigar o trabalho em grupo;
- Desenvolver a ação coletiva;
- Adquirir maior controle da lateralidade;

CONTEUDO

Bandeirinha
Amarelinha
Morto vivo
Dança das cadeiras
Corrida dos sapatos
Pular corda

RECURSOS

Som e Cds infantis de cantigas de rodas
Corda

DESENVOLVIMENTO

Bandeirinha

Na ultima aula os alunos registraram nos seus cadernos a atividade de bandeirinha em seguida saímos para fora da sala e dividi em 3 equipes e foi realizado a atividade.
Hoje os alunos irão registrar as regras da bandeirinha no caderno em seguida discutir as regras e em seguida ir para a área externa e realizar a atividade.
Divide as equipes em 3 misturado homem com mulher pega as camisas e dar para um time a outra equipe fica com a camisa da farda.

Amarelinha

Brincadeira não só de meninas, a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés.

Morto-Vivo

O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

Dança das Cadeiras

Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras. Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Corrida dos sapatos

Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.


Pular Corda

Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua!” (sair fora), Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.


http://crescendoeaprendendo.blogspot.com.br/2007/01/brincadeiras.html

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