ESCOA
MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO
MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO
ENILZA ROCHA
PROFESSORA
EUMA SENA
A
grande vantagem do ser humano nascer sem saber nada , é que ele pode
aprender tudo.
(Içami
Tiba)
PLANEJAMENTO
DE Ed. FÍSICA
OBJETIVO
-
Levar as crianças a construírem noções de
quantidade, numeral, contar, comparar quantidades.
-
Instigar o trabalho em grupo;
-
Desenvolver a ação coletiva;
-
Adquirir maior controle da lateralidade;
CONTEUDO
Bandeirinha
Amarelinha
Morto
vivo
Dança
das cadeiras
Corrida
dos sapatos
Pular
corda
RECURSOS
Som
e Cds infantis de cantigas de rodas
Corda
DESENVOLVIMENTO
Bandeirinha
Na
ultima aula os alunos registraram nos seus cadernos a atividade de
bandeirinha em seguida saímos para fora da sala e dividi em 3
equipes e foi realizado a atividade.
Hoje
os alunos irão registrar as regras da bandeirinha no caderno em
seguida discutir as regras e em seguida ir para a área externa e
realizar a atividade.
Divide
as equipes em 3 misturado homem com mulher pega as camisas e dar para
um time a outra equipe fica com a camisa da farda.
Amarelinha
Brincadeira não só de meninas, a Amarelinha,
também conhecida como "Pular amarelinha", é uma
brincadeira que estimula a criança a ter noções dos números,
trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número
dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as
crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja
nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé,
e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem
colocar os dois pés.
Morto-Vivo
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.
Dança
das Cadeiras
Você
precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem
brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4
cadeiras. Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao
redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar
sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças
vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou
com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair
tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim
sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
Corrida
dos sapatos
Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.
Pular
Corda
Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua!” (sair fora), Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.
http://crescendoeaprendendo.blogspot.com.br/2007/01/brincadeiras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário