PROJETO A DUQUE NO CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA:
Visita a Barragem Manoel Novaes em Mirorós.
Aula Viva à Barragem de Mirorós.
INTRODUÇÃO
A Duque no Centenário de Luiz Gonzaga tem o objetivo demonstrar como a música pode ser um instrumento didático funcionando como material auxiliar nas aulas de Arte, Ed. Física, Português, Geografia, Historia, entre outras. Dentre os benefícios de utilizá-la estão: a busca de maior compreensão dos conteúdos referentes à diversas áreas; despertar o interesse do aluno e valorizando a cultura brasileira e nordestina como é o caso das músicas que estamos trabalhando de Luiz Gonzaga que fala do sertão nordestino. Além disso, o contexto abordado nas músicas aproxima os alunos do conteúdo didático os relaciona com a realidade que corresponde à vida no sertão, a convivência com eventos como: a seca e chuva. Diante de tal realidade vivida por todos nós moradores da região de Irecê um profundo e particular interesse em trabalhar e discutir os aspetos culturais e reginais abordados nas musicas de Luiz Gonzaga e sobre tudo com o tema “Seca na Região de Irecê”, e como forma de diversificar os trabalhos e diserta o interesse dos alunos para os temas trabalhados surgi a necessidade de uma visita a Barragem Manoel Novaes que fica povoado de Mirorós.
Essa visita torna-se de fundamental importância para que desperte nos alunos interesse em entender o meio ao qual estão inseridos e como os aspectos culturais influenciam no seu cotidiano permitido que eles analisem de forma crítica esses aspectos possibilitando definir os processos em que se dão aos traços culturais passando a valorizar, a preservar os costumes e principalmente a sua biodiversidade.
A Viajem a cidade de Ibipeba mais diretamente ao povoado de Mirorós é uma das atividades propostas em que trabalhando numa perspectiva dinâmica possibilitem aos alunos uma análise da realidade, da dimensão local, da biodiversidade natural existente, ou seja, do sertão e sua valorização enquanto diversidade ponto de vista físico como a chuva. “Luiz Gonzaga na musica Asa Branca” ressalta a aspectos relevantes que serão observados nesta visita a Barragem Manoel Novaes, aspectos esses referentes a seca: "Nem um pé de "prantação". Por farta d'água perdi meu gado. Morreu de sede meu alazão. Isso enriquece o conhecimento cultural sobre os artistas do Nordeste e do Brasil e sobre tudo sobre a realidade geográfica cultural a qual estamos inseridos. Podendo a parti disso conscientizar a população da importância da preservação fazendo este trabalho com os alunos que irão ser agentes, vão servir de semente para amenizar os impactos causados pelo homem na utilização da água.
JUSTIFICATIVA
Perceber e conhecer a realidade local bem como todos os seus aspectos, faz-se indispensáveis para um reconhecimento da identidade pessoal e coletiva. Esse projeto busca refletir sobre a cultura nordestina e sobre tudo a variedade existente desses aspectos culturais.
Segundo Tylor, “cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. A cultura é o meio de adaptação do homem aos diferentes ambientes. Ao invés de adaptar o seu equipamento biológico, como os animais, o homem utiliza equipamentos extra-orgânicos.
François Laplantine descreve de forma bem objetiva cultura as organizações sociais como sendo:
“o social é a totalidade das relações (relações de produção, de exploração de dominação...) que os grupos mantém entre si dentro de um mesmo conjunto (etnia, região, nação,...) e para com os outros conjuntos, também hierarquizados. A cultura por sua vez não é nada mais que o próprio social, mas considerado dessa vez sob o ângulo dos caracteres distintivos que apresentam os comportamentos individuais dos membros desse grupos, bem como suas produções originais(artesanais, artísticas, religiosas,...)
Assim esse projeto é de fundamental importância para estimular o conhecimento da realidade local.
OBJETIVO GERAL
Compreender os fatores que causam uma devastação e degradação da barragem de Mirorós como a utilização dos recursos hídricos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Observe o processo de irrigação e seus impactos no meio ambiente.
- Perceber as diferenças na vegetação no decorrer da viagem.
- Observar com atenção os diferentes tipos de clima que envolve o percurso.
- Discutir como a água esta sendo usada.
- Valorizar o trabalho feito a cerca do projeto barragem de Mirorós.
- Produzir textos explicativos para os demais alunos e pais sobre a real situação da Barragem;
- Sensibilizar os alunos para a preservação desse importante recurso hídrico;
CONTEUDOS
- Irrigação local.
- Clima e vegetação da área da barragem.
- Conservação e preservação da barragem e suas nascentes.
METODOLOGIAS
1º MOMENTO
- Visita a cede da CODEFASF no distrito de Mirorós.
- Visita ao Projeto de irrigação;
- Discutir a questão para o uso nas irrigações;
- Perceber os impactos ambientais;
2º MOMENTO
- Visita a barragem de Mirorós.
- Apresentar dados históricos da Barragem;
- Conhecer sua capacidade de armazenamento;
- Analisar a estrutura física;
- Discutir a situação atual;
- Verificar as suas fontes de abastecimento (chuva, nascente, riacho).
- Como se da o processo de utilização da água. (irrigação, abastecimento das comunidades e lençol freático).
- Causas e conseqüências ambientais.
RECURSOS
Transporte coletivo, roupa adequada, câmara filmadora, câmara fotográfica, material áudio-visual, material impresso, alimentação, água potável para consumo, palestrantes da Embasa e CODEVASF.
AVALIAÇÃO
Participação, questionamentos e relatório em grupo, produção de textos, montagem e slide das fotos e organização de seminários para as series que não foram para a Aula Viva;
A interdisciplinaridade poderá acontecer abordando esse assunto da seguinte forma:
Português: Construção e interpretação de textos de musicas, leitura de livros voltados a essa temática, trabalhar com literatura de cordel;
Matemática: Calcular a área de devastação da Caatinga;
Ciências: Trabalhar a seca da nossa região, a Caatinga, a sua devastação e a preservação das matas remanescentes;
Artes: Retratar as imagens da seca e da Caatinga, técnicas de xilogravuras, filmes temáticos da região entre outros;
Geografia: O professor poderá trabalhar com mapas geográficos, hidrográficos, trabalhar a localização dos estados que abrangem o bioma e principalmente trabalhar a respeito do ciclo político e econômico que envolve estas áreas;
História: Ocorrência histórica no Brasil que permitiu que acontecesse a invasão da Caatinga, principalmente abordar a respeito da exploração das riquezas naturais brasileiras;
Ed. Física: Coreografia teatralizada das musicas do Rei do Baião.
Equipe Envolvida
Diretora:
MARIENE CARVALHO
Coordenação:
ENILZA ROCHA
Professores:
EUMA SENA
CRISTIANO ROCHA
MARIZETE MACEDO
Equipe de Apoio:
ADERRIL LAIS
LIDIA
GERVASIO MOZINE
PAIS
DATA 27/04/2012
Euma, quais as turmas envolvidas? Todas no mesmo dia ou vão só algumas? Ou todas em dias alternados? Que professores vão acompanhando? Antes de ir o que foi dito aos alunos sobre a barragem e sobra a irrigação? Essas coisas requerem todo um antes, um durante e um depois. Seria interessante programar entrevistas que eles mesmos produzam as perguntas que querem fazer e registrem essas entrevistas filmando, gravando, anotando, para depois publicar nos blogs de vcs.Tirem fotos e depois peçam a eles que escrevam as legendas, e podem ainda solicitar de outros alunos que escrevam relatos da viagem, desde a saída da escola até a volta. Parabéns pela iniciativa!!
ResponderExcluirRaquel, todo este trabalho esta sendo feito. Em breve todos os relatos e tem outra deixei para que os outros professores coloquem nos seus blogs. Vou esperar um pouco se não eu coloco.
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