ESCOA
MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DIREÇÃO
MARIENE CARVALHO
COORDENAÇÃO
ENILZA ROCHA
PROFESSORA
EUMA SENA
“Vivendo e aprendendo a Jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”. Guilherme Arantes
“Vivendo e aprendendo a Jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”. Guilherme Arantes
OBJETIVO
- Trabalhar a noção de estratégia e o trabalho em equipe;
- Reconhecer a queimada como manifestação cultural dos jogos populares;
- Identificar o jogo como forma de interação social e suas regras como forma de mediação de conflitos;
CONTEUDO
Bandeirinha
Jogo
de Estafeta 1, 2, 3 ano
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES
Bandeirinha
Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha ( que pode ser também um pedaço de pau) em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central. Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor. Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será "colada". Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local onde a bandeirinha estava fixada. Se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde for pega. No início do jogo se decide se é do "puxa" ou não. O time é tirado no par ou impar. A criança pode ser deslocada por outro jogador do seu time que por acaso chegue ao campo adversário.
JOGO
DE ESTAFETA
Antes de sair com os
alunos construir regras do jogo e regras de convivências.
Montar um circuito com
colchonete, cone e um local para o aluno correr. Os alunos terão que
passar por todas estas atividades até chegar no local marcado.
http://www.abckids.com.br/verbrincadeira.php?codigo=28
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28577
Nenhum comentário:
Postar um comentário